Bem-vindo(a) ao site da Kaza Decorações

RFID no Controle de Enxoval Hoteleiro

Captura de Tela 2016-07-14 às 13.14.11

Situação Problema

Numa conversa com a diretora de compras da rede Accor, Gabriella Spinola, senti-me desafiado a encontrar uma solução que pudesse reduzir o custo de folha de pagamento e lavanderia, citados por ela como os dois maiores custos de um Hotel.

Foi então que pensei: como uma empresa de pequeno porte da região do grande ABC poderia, através da confecção de enxovais e produtos de decoração para hotéis, fazer algo para gerar um impacto nestes custos apontados por ela?

 

Início da ideia

Um mês após este fato, numa reunião do LIDE Futuro*, mencionei com uma de minhas colegas à respeito do segmento hoteleiro da KAZA Decorações, e ela disse que numa visita organizada pelo LIDE para os EUA, passou pela lavanderia dos hotéis da Disney e viu que lá era utilizada uma tecnologia muito interessante para o controle dos enxovais, chamada RFID.

Como eu não tinha pensado nisso antes? No curso de pós graduação que fiz na Fundação Instituto de Administração (FIA), a professora Regiane Romano, CEO da Vip Systems, já havia falado muito a respeito da tecnologia supracitada. No entanto, eu não tinha associado uma coisa à outra. E, à época, estava no Peixe Urbano, nem imaginava que alguns anos depois estaria à frente da empresa da minha família falando sobre produtos de hotelaria (enxoval, decoração, cortinas, etc.).

Desde então, fui à busca de um parceiro que aceitasse o desafio de implementar esta tecnologia no segmento hoteleiro e encontrei a pessoa certa: David de Souza, Sócio da Equipe Sistemas, empresa líder em software para lavanderias, expert em RFID.

Neste momento, a KAZA Decorações pode afirmar que, em parceria com a Equipe Sistemas, é a primeira empresa de enxoval possibilitada a implementar em seus produtos a tecnologia do RFID e,  também, do Código de Barras. 

 

O que é o RFID?

A tecnologia usada na etiqueta RFID é a mesma do sistema “SEM PARAR” – responsável pela abertura da cancela dos pedágios de forma automática.

Benefícios do uso do RFID nos Hotéis

  • Pode Zerar o tempo de Contagem do enxoval
  • Diminuir o tempo de Manipulação do enxoval
  • Pode Zerar o tempo gasto com Inventário do enxoval

Esta tecnologia tem sido testada e/ou utilizada em diversos outros ramos e num Hotel pode ser utilizada no controle do enxoval, já que ao passar pelas antenas (receptor que detectam o RFID) os produtos são inventariados de forma automática e imediata.

Deste modo, acredito, que os problemas levantados pela Gabriella Spinola, de Custo com a Folha de Pagamento e Lavanderia, sofrerão uma redução, visto que para o manuseio do enxoval será necessária uma menor mão de obra, haverá um controle mais seguro dos enxovais e a evasão será reduzida a patamares europeus, diminuindo, assim, o custo com lavanderia. Além de auxiliar a equipe de compras na previsibilidade de futuras aquisições dese tipo de item.

* Significado do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é a maior organização empresarial do Brasil, com objetivo de contribuir com o crescimento econômico e desenvolvimento social, bem como difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa.

1 Comment

  1. Regiane Relva Romano julho 19, 2016 Reply

    Olá!
    Fiquei feliz em saber que as aulas lhe ajudaram! 🙂
    Fizemos o projeto da 5aSec. Se precisar de algo, estamos à sua inteira disposição!
    Um abraço agradecido pela lembrança
    Regiane

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*