Fonte: Cris Jacobsen | profissaohoteleiro.com.br
Fotos: Fabio Bustamante
Investir na Decoração do seu empreendimento é valorizá-lo, resultando na captação de mais clientes. Consultar um profissional custa muito menos do que se imagina! Um Designer de Interiores ou Arquiteto vai, através de um projeto, auxiliar na identidade do empreendimento, descrever equipamentos, mobiliário e objetos que o hotel necessita, levando em conta a sua durabilidade e manutenção e sugerir fornecedores que tenham o melhor custo-benefício. Ao invés de aproveitar peças que não tem nada a ver com o ambiente do seu hotel ou comprar mobiliário visando apenas o preço, que tal surpreender e cativar o seu hóspede com estilo e bom gosto?
Confira abaixo as principais dicas de Design para valorizar os ambientes que merecem maior destaque, seja no Hotel ou Pousada.
RECEPÇÃO
Como diz o ditado, ” A primeira impressão é a que fica”.Faça com que o ambiente da recepção seja marcante e reflita o estilo do seu empreendimento. Deixe o hóspede ansioso para conhecer o restante do Hotel. Um balcão bem dimensionado é um dos itens que fará com que o hóspede se sinta bem vindo e tenha uma sensação de segurança ao fazer o check in.
QUARTO
O quarto é onde o hóspede passará a metade do seu tempo, não importa qual seja o objetivo de sua viagem. Ele quer se sentir confortável, mas não quer se sentir em casa. Ele procura, mesmo que instintivamente por novas experiências sensoriais. Uma cama Queen Size (no mínimo), com colchão macio, uma cabeceira original, roupas de cama com uma boa quantidade de algodão, com pelo menos 180 fios, e um cardápio de travesseiros fará com que ele se sinta mais acolhido e a sua estadia mais aconchegante. Se o chalé tiver terraço, providencie uma ou duas chaises ou uma rede para duas pessoas. Do contrário será um espaço pouco útil. Caso o terraço seja pequeno, disponha ao menos de uma poltrona bem confortável.
Além disso, uma cortina blackout que cubra bem a luz do sol é essencial para uma bela noite de sono, sem a preocupação de acordar com o sol no rosto.
BANHEIRO
No banheiro, uma bancada com espelho grande e bem iluminado facilitará a maquiagem das mulheres e a barba dos rapazes. Toalheiros em número compatível com o de toalhas e de hóspedes por quarto. Nada mais desagradável que ter que amontoar uma toalha sobre a outra ! Toalhas de banho grandes e macias, uma ducha com forte vazão, e uma prateleira para acomodar todos os objetos pessoais de higiene e beleza, são os principais itens para um banheiro prático.
Além disso um secador de qualidade como os Secadores Italianos da GA.MA modelo SPA Dryer, vendidos na linha hoteleira pela KAZA Decorações, faz com que as mulheres não fiquem com o cabelo molhado.
RESTAURANTE
O restaurante além da preocupação com o cardápio, tem que propiciar um ambiente onde o hóspede tenha prazer em permanecer. Cadeiras ergonômicas com altura apropriada para a mesa é o item mais importante. Na produção da mesa seja criativo. Substitua as toalhas e os cobre manchas por jogos americanos e caminhos de mesa. Se possível faça uso de sousplasts, seu hóspede vai adorar ! Com bom gosto dá para misturar as louças novas e antigas de uma maneira harmoniosa fazendo lindas composições, mas compre talheres novos regularmente. Tenha sempre velas e flores à mesa, pois sempre encantam e surpreendem. Existe uma variedade incrível de arranjos que podem ser feitos por um custo muito baixo. Basta usar a criatividade. Embalagens à mesa ou no balcão do serviço de buffet são totalmente proibidas ! Tudo deve estar cuidadosamente acomodado em potes, bowls, cestas e similares. Paliteiros não existem. Providencie um dispenser com fio dental em um toilette próximo ao restaurante.
PISCINA
As espreguiçadeiras da piscina ficam charmosas com colchonetes coloridos ou estampados, e ainda valorizam aquelas de plástico, mais comuns (se forem inevitáveis). As toalhas de piscina tem que ser tão grandes e macias quanto as de banho, e substituídas com muita frequência, pois tendem a manchar com o uso do filtro solar. Invista em guarda-sóis ou ombrellones. Esqueça as permutas de fornecedores de bebidas. Não são nada bonitos e não valorizam o seu deck. A diferença está nos detalhes.